De maneira geral, a Assessoria de Imprensa é responsável pelo relacionamento de seu cliente com a mídia. Entre suas funções destaca-se a de fortalecer a imagem e as ações de uma empresa ou pessoa por meio de uma comunicação adequada com a mídia. Além de contribuir com o posicionamento do cliente no mercado.

Para realizar essas funções, uma Assessoria de Imprensa utiliza diversas estratégias como a realização de divulgações de produtos, ações e eventos. Tudo isso com o objetivo final de melhorar a imagem de uma organização e penetração nos principais veículos de comunicação.

Um bom assessor apresenta informações para o jornalista da redação: ele conhece o funcionamento, rotina das mídias e prevê as necessidades e prazos. Vincular determinadas notícias em grandes veículos exige uma capacidade de leitura de ambiente, que requer um conhecimento profundo do cliente.

Além disso, o assessor de imprensa também deve trabalhar para esclarecer problemas comunicativos internos. Contribuindo com o planejamento de suas ações, criação de oportunidades de inserção na mídia, fortalecimento da imagem da empresa, para assim gerar bons resultados para a marca.

Assessoria de Imprensa x Publicidade

Uma assessoria de imprensa tem como objetivo a inserção no espaço editorial de forma espontânea, com um conteúdo informativo, atrativo e confiável. A divulgação desse conteúdo em jornais, revistas, sites, rádios ou emissoras de tv traz mais credibilidade para o leitor ou espectador.

A informação que é passada através de publicidade, tem uma penetração diferenciada em relação a mídia espontânea. Nesse caso, a publicação do conteúdo é garantida em espaços pagos. Esse conteúdo é divulgado em forma de anúncio.

Pesquisa revela a importância da Assessoria de Imprensa

Buscando entender a fundo os resultados trazidos por uma exposição na mídia, uma pesquisa na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP acompanhou algumas empresas que haviam contratado o serviço de Assessoria de Imprensa e constatou que empresas que mais apareceram em veículos de comunicação, tiveram maior valor de mercado.

As empresas de pequeno e médio porte, que apareceram na mídia com o trabalho da Assessoria de Imprensa, tiveram uma relação positiva. Já empresas que tiveram um número reduzido de citações na mídia, tiveram resultados reduzidos. As mais citadas tiveram valor de mercado relativo e liquidez maiores do que as menos citadas.

Como Podemos Contribuir Para a Sua Empresa?

A MGA Press nasceu com o intuito de oferecer ao nicho de empreendedores ferramentas de comunicação com um modelo de cobrança diferenciado e garantia de resultados efetivos.

Os serviços de assessoria de imprensa são divididos em dois segmentos: off-line e online. No segmento off-line (MGAPRESS) oferecemos um serviço de assessoria de imprensa baseado em Link Building, ou seja, determinamos as principais palavras-chave de nossos clientes e inserimos nos materiais de comunicação da empresa.

No último ano alcançamos a marca de mais de 200 inserções em veículos como: Folha de São Paulo, Globo, Record, Forbes, Veja e Exame. Ainda como parte do trabalho, elaboramos indicadores de imagem, vendas, recall de marca, entre outros.

Entre em contato e vamos desenvolver uma estratégia de comunicação efetiva e com resultados práticos e rápidos.